Ação

Os meios de ação da UP se darão através de divulgações e execução de exposições com os trabalhos dos acadêmicos do curso, criação de um espaço para divulgação de concursos e reportagens a respeito da profissão, incentivo a promoções e demais meios que promovam o curso.O principal objetivo da UP é chamar atenção ao trabalho dos alunos do curso de Design e conscientizar a população da importância e da presença do design em seu dia-a-dia.

Eu UPóio essa idéia!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

I Mostra Catarinense de Ecodesign



Nessa Mostra serão apresentadas peças feitas a partir de lona publicitária, placas de circuito impresso, garrafas pet, sobras de malha, sobras de neoprene.

A I Mostra Catarinense de Eco Design, patrocinada pela Intelbras e Dominik, com apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, inova ao exibir peças de design criadas e produzidas por designers e artistas a partir de resíduos industriais.

O objetivo é mostrar que é possível transformar resíduos em matéria prima para a confecção de peças originais, belas e com alto padrão de acabamento, tornando-os objetos de consumo ecologicamente corretos.

Nessa Mostra serão apresentadas peças feitas a partir de lona publicitária, placas de circuito impresso, garrafas pet, sobras de malha, sobras de neoprene, retalhos de madeira de demolição, teclados de telefone que resultaram em luminárias, poltronas, puffs, almofadas, mesas, bancadas, bolsas, telas, enfim, objetos originais e de extremo bom gosto.

Baseada no conceito da sustentabilidade, que baseia-se no princípio dos 3 R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar – visa diminuir a pressão sobre os recursos naturais. O primeiro R, Reduzir, refere-se à diminuição do resíduo no processo de industrialização. Os produtos expostos são criados com base no segundo R, Reutilizar, ou seja, criar uma nova peça a partir desse resíduo, dando nova utilidade a ele e minimizando os gastos de água e energia necessários para o próximo R, que seria a Reciclagem. Além disso, existem resíduos onde a reciclagem é impossível ou, no mínimo, um processo caríssimo, que são depositados em lixões ou aterros sanitários. Com sua reutilização, aumenta-se a vida útil do resíduo e consequentemente, diminui-se a quantidade depositada nesses lixões.

Com abertura agendada para o dia 01/10/2008 no Shopping Iguatemi, a Mostra inicia seu roteiro itinerante (conforme Cronograma abaixo), percorrendo cinco cidades do Estado de Santa Catarina.

Cronograma da I Mostra Catarinense de Eco Design
CIDADE LOCAL DATA
Florianópolis Shopping Iguatemi 01/10 a05/10/2008
Balneário Camboriú B C Shopping 07/10 a 12/10/2008
Blumenau Shopping Neumarkt 14/10 a 12/10/2008
Tubarão Farol Shopping 21/10 a 26/10/2008
São José Shopping Itaguaçu 28/10 a 02/11/2008


Responsabilidade Eco-Social
O Instituto Utilis, criador da Mostra, atua como o elo entre a empresa geradora do resíduo e instituições ou comunidades carentes, onde são desenvolvidas oficinas para produção das peças, proporcionando capacitação, inserção dos participantes no mercado de trabalho e geração de renda.
Desta forma, contribui para diminuir a desigualdade social, ao mesmo tempo em que diminui os impactos no meio ambiente.
Durante a Mostra, haverá a apresentação de várias oficinas que poderão ser adotadas por empresas e instaladas em comunidades, para desenvolver peças a partir de resíduos.


Fonte: http://www.acontecendoaqui.com.br/index.asp?dep=4&pg=15129


Nenhum comentário:

Postar um comentário