Ação
Os meios de ação da UP se darão através de divulgações e execução de exposições com os trabalhos dos acadêmicos do curso, criação de um espaço para divulgação de concursos e reportagens a respeito da profissão, incentivo a promoções e demais meios que promovam o curso.O principal objetivo da UP é chamar atenção ao trabalho dos alunos do curso de Design e conscientizar a população da importância e da presença do design em seu dia-a-dia.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
T i p o grafia
A tipografia (do grego typos — "forma" — e graphein — "escrita") é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Por analogia, tipografia também passou a ser um modo de se referir à gráfica que usa uma prensa de tipos móveis.
DICAS:
A tipografia clássica baseia-se em pequenas peças de madeira ou metal com relevos de letras e símbolos — os tipos móveis. Tipos rudimentares foram inventados inicialmente pelos chineses. Mas, no século XV, foram redescobertos, por Johann Gutenberg, com a invenção da prensa tipográfica. A diferença entre os tipos chineses e os de Gutenberg é que os primeiros não eram reutilizáveis. A reutilização dos mesmos tipos para compor diferentes textos mostrou-se eficaz e é utilizada até aos dias de hoje, constituindo a base da imprensa durante muitos séculos. Essa revolução que deu início à comunicação em massa, foi cunhada pelo teórico Marshall McLuhan como o início do “homem tipográfico”.
O conhecimento adequado do uso da tipografia é essencial aos designers que trabalham com diagramação, ou seja, na relação de texto e imagem. Logo a tipografia é um dos pilares do design gráfico e uma matéria necessária aos cursos de design. Para o designer que se especializa nessa área, a tipografia costuma se revelar um dos aspectos mais complexos e sofisticados do design gráfico.
A escolha das fontes tipográficas a serem utilizadas é de extrema importância já que muitas informações são dadas a partir de textos.
A serifa é um pequeno traço nas extremidades inferiores das letras e esse detalhe acaba por tornar a leitura um pouco mais cansativa
Aqui rolas as melhores fontes eleitas em 2007:
http://sobredesign.wordpress.com/2008/03/22/as-melhores-fontes-tipograficas-de-2007/
Fonte:
http://www6.ufrgs.br/cursos_echos/criterios/des_fontes.htm
http://www.bichodegoiaba.com.br
http://tipografos.net/
http://pt.wikipedia.org
http://sobredesign.wordpress.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Legal, bom trabalho André
ResponderExcluir