Ação

Os meios de ação da UP se darão através de divulgações e execução de exposições com os trabalhos dos acadêmicos do curso, criação de um espaço para divulgação de concursos e reportagens a respeito da profissão, incentivo a promoções e demais meios que promovam o curso.O principal objetivo da UP é chamar atenção ao trabalho dos alunos do curso de Design e conscientizar a população da importância e da presença do design em seu dia-a-dia.

Eu UPóio essa idéia!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

ESSE É O CARA: Norman McLaren




Norman McLaren (Stirling, 11 de Abril de 1914 — Montreal, 26 de Janeiro de 1987)





Nascido na Escócia, entrou na faculdade de Belas Artes de Glasgow em 1932 e rapidamente desenvolveu uma paixão pela sétima arte.





Começou sua carreira de diretor de filmes em 1934, e já no ano seguinte dois de seus filmes ganharam prêmios no festival amador de cinema da Escócia, e pela grande qualidade impressionou um dos membros do júri que o chamou para trabalhar na General Post Office Film Unit in London, local onde Len Lye (animador que usou técnicas semelhantes) trabalhou também, mas os dois não chegaram a se conhecer.





Teve a maioria de seus trabalhos patrocinado pela "Secretaria Nacional de Cinema do Canadá", onde realizou grandes obras. Uma das técnicas pela qual ficou consagrado foi a de fazer animação direto na película, riscando e desenhando, tudo isso ao som de jazz que era muito fã.


No You Tube, por exemplo, estão disponíveis clássicos como Neighbours – pelo qual McLaren ganhou o Oscar - e A Chairy Tale . Realizado em 1952, Neighbours conta a história de dois vizinhos que vivem em harmonia e nunca precisaram definir os limites de suas propriedades, isso até uma flor nascer bem no meio do jardim dos dois e, conseqüentemente, surgir uma acirrada disputa para ver quem deve ficar com ela. A Chairy Tale narra as desventuras de um homem que deseja sentar-se para poder continuar lendo o seu livro, mas não consegue, pois a cadeira que escolheu para sentar vive fugindo.

Lista:
Begone Dull Care (1949), with jazz music by Oscar Peterson
Neighbours (1952)
Blinkity-Blank (1955)
A Chairy Tale (1957), with Claude Jutra
Pas de Deux (1968) which won more than 17 prizes
Ballet Adagio (1971)
Narcissus (1983)





No youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=uA1t7BG6U_s
http://www.youtube.com/watch?v=vgoVugoRZXE
http://www.youtube.com/watch?v=EQ0PnETWE0g

Fonte: http://www.rabisco.com.br/95/na_primeira_fila.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Norman_McLaren
http://particle.physics.ucdavis.edu/bios/McLaren.html

Fotos: Google imagens

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

SENAI lança projeto com instituição italiana



A iniciativa é uma parceria com o POLI.design, Consorzio del Politecnico di Milano, que junto à Faculdade de Design e ao Departamento INDACO (Departamento di Industrial. Design, delle Arti, della Comunicazione e della Moda) constitui o SISTEMA DESIGN DEL POLITECNICO DI MILANO e opera na cidade homônima, capital da moda e do design mundial.

O objetivo do projeto é disseminar no Brasil uma nova visão sobre a importância do design para a promoção do desenvolvimento industrial e social.

O POLI.design iniciou em 2003 um plano de internacionalização em direção aos países em forte crescimento industrial, com os quais busca transferir os conteúdos produzidos no SISTEMA DESIGN DEL POLITECNICO DI MILANO e trocar metodologias em matéria de design e inovação, principalmente com o Brasil, ator preferencial na concretização da ordem global da produção das próximas décadas. A escolha do Brasil é reforçada pela proximidade das culturas, brasileira e italiana, que possuem a mesma raiz latina.

Sobre o SENAI:
O SENAI é um dos mais importantes pólos nacionais de geração e difusão do conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial. Parte integrante do Sistema Indústria e Federações das Indústrias dos estados -, a entidade apóia 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica. Com Departamentos Regionais nos 27 estados brasileiros ligados a um Departamento Nacional, o SENAI atua em design desde 2001, quando lançou o Programa SENAI de Gestão do Design, com o objetivo de desenvolver competências internas para reflexão, capacitação e prestação de serviços técnicos e tecnológicos em design.

Sobre o POLI.design:
O POLI.design, Consorzio del Politecnico di Milano, juntamente com Faculdade de Design e o Departamento INDACO, constitui o SISTEMA DESIGN DO POLITECNICO DI MILANO, uma das concentrações de formação e pesquisa universitária em design mais reconhecidas internacionalmente, que possui, no campus Bovisa, o mais relevante conjunto de laboratórios em desenho industrial do mundo.


Fonte: http://design.senai.br/Default.aspx?tabid=249&idNoticia=106

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Desenvolvimento de Games






Universidades investem cada vez mais em cursos de games







Um artigo publicado semana passada no jornal americano Los Angeles Times ilustra que as universidades em todo o mundo vem apostando cada vez mais alto nos cursos relacionados a desenvolvimento de games.







"As universidades começaram a perceber [a emersão do desenvolvimento de jogos] há seis anos, quando a indústria de games iniciou a rivalidade com as bilheterias dos cinemas", afirma. "Desde então, vem ocorrendo um grande "boom" no número de cursos para colher futuros desenvolvedores", completa Schell.







Os programas para recrutamento de futuros alunos para o curso de design de games têm ajudado a reacender os interesses nas ciências da computação por meio dos jogos. Ser desenvolvedor tornou-se uma profissão popular em mais de 200 escolas só nos Estados Unidos, de acordo com a Associação empresarial Entertainment Software, e há três anos já havia pesquisas que relatavam a ascensão do desenvolvimento de games como "profissão dos sonhos", como pregam as iniciativas de recrutamento.








Fonte: http://br.tecnologia.yahoo.com/article/081029/7/gju5ek.html
Imagens: Corbis
Veja: http://www.gameway.com.br/